Páginas

Total de visualizações de página

domingo, 24 de junho de 2012

Centenário de Gonzagão e cordéis no Carlo Salerio


Centenário de Gonzagão e sua biografia no Carlo Salerio


Durante as duas últimas semanas antes do recesso, os alunos fizeram uma pesquisa sobre a biografia de Luiz Gonzaga usando o UCA para que eu pudesse introduzir o trabalho em cada série com seu respectivo objetivo, onde todo o Carlo Salerio foi mobilizado para esse tema em todas as disciplinas e cada área fez sua parte mostrando a grandeza desse artista e sua contribuição para nossa cultura.
Os objetivos foram:
  • Conhecer a vida e obra de Luiz Gonzaga;
  • Apresentar através da música de Luiz Gonzaga informações da vida de um povo sofrido, apresentando a riqueza e beleza de nossa cultura.
Sendo eu professora de Língua Portuguesa, à tarde, na 5ª e 6ª séries, então resolvi trabalhar com a Literatura de cordel homenageando Luiz Gonzaga com o tema "Luiz Gonzaga é 100!", onde eles mesmos criaram as poesias, fiz as devidas correções ortográficas e transcreveram para o papel madeira em forma de livrinho para ficar bem tradicional.

Antes de tudo, na 1ª aula, passei a música "Asa Branca", onde eles leram e cantaram essa marcante canção; depois lhes perguntei o que sabiam sobre esse autor, sobre essa canção, sobre o povo retirante, sobre o sofrimento deles e cada um ia falando conforme seu entendimento sobre o assunto.Fiquei surpresa com as respostas.



 Logo depois, partimos para pesquisa no UCA sobre sua biografia, importância dele para o São João e        nossa cultura nordestina para que fizessem o trabalho escrito e também soubessem quem era Luiz Gonzaga
para confeccionarem os cordéis que solicitei para a turma da tarde.







Como a rede estava carregada demais e os laptops estavam muito lentos, partimos para o laboratório de informática para terminar a pesquisa!!!






Depois da pesquisa, eles preencheram uma ficha sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, onde desenvolvi essa atividade com intuito deles aprenderem mais ainda sobre esse grandioso artista!


Na outra aula, eles começaram a produzir em seus cadernos as poesias para os cordéis, onde colocaram a imaginação à solta!!!!




Transcrevendo a poesia no papel madeira e produzindo seus cordéis!!!






Cordéis prontos produzidos por eles!!! 




Cantinho preparado para eles: Luiz Gonzaga é 100!! Esse cantinho ficou show de bola!!






  Publicado por Nadja Nára de Souza Montargil
  Alunos da 5ª e 6ª séries
                                                                                            

Nenhum comentário: