Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de março de 2011

4º Encontro de Formação na Escola Jesus Bom Pastor no município de Barro Preto

 


O encontro aconteceu no dia 17/03, mediado pelas docentes Maristela, Saionara e Gizélia (NTE-05 –Itabuna) na própria escola apenas no turno da manhã, com carga horária de 4 horas.Foram retomadas as atividades do e-Proinfo e realizada uma oficina do programa Tux Paint, demanda que surgiu dos próprios professores.

Aproveitamos para conversar com a Secretaria de educação do município sobre a infra-estrutura da escola. A escola funciona em um espaço alugado e terá sua sede própria em 2012. Por esse motivo não terá condição ainda esse ano de troca de mobiliário, pois as salas são pequenas e não comportam aquelas mesas com cadeiras.Mas, já foram colocados armários em todas as salas.

A escola já está conectada pela rede UCA. Mérito da coordenadora da escola que tanto futucou o modem e os cabos que conseguiu a conexão. Só o servidor que está desligado. Quando os responsáveis pela instalação tiveram na escola, havia uma previsão de mudança, então resolveram não deixar ligado.

A escola conta com a disponibilidade de um professor, o Wellington, para dá o suporte as ações do UCA. Ele auxilia os professores nas atividades do curso e nas dificuldades com o laptop.Ele até já fez as divisórias de papelão nos armários para guardar os laptops (fotos em anexo). Achei bastante interessante. Aproveitou as caixas que vieram os equipamentos.Está sendo uma figura muito importante na escola para o bom andamento do Projeto.







Todos os laptops já estão etiquetados com os nomes dos alunos. Estão providenciando os termos de guarda para serem assinados pelos pais, pois em breve os alunos poderão levar em alguns momentos para casa. Há alguns laptops com problemas, a saber: alguns com tela piscando, outros com o cursor sem funcionar, alguns que, mesmo conectados,  o navegador de internet não abre. O problema do X foi resolvido com uma das sugestões socializadas na lista (desliga o laptop; depois liga novamente; seleciona “recovery” e depois aperta enter; coloca a senha: ruca; espera carregar – aperta enter –espera 15 minutos. Depois irá aparecer Reboot – aperta enter novamente).O segredo é ter paciência e esperar um tempo que dá certo. Em alguns foi preciso fazer esse procedimento mais de uma vez.

Os professores têm demonstrado interesse, mas notamos que muitos têm dificuldades ainda com a tecnologia. Apenas 5 professores tinham contato com computadores antes da chegada do laptop. A maioria não sabe ainda utilizar e-mail. Nenhum deles já fez algum curso a distância, portanto sem nenhuma familiaridade com ambientes virtuais. Precisamos investir mesmo em inclusão digital desses professores.

Alguns professores já estão utilizando os laptops com os alunos. O grande problema é que não tem tomadas para carregar os laptops, o que dificulta que haja uma utilização maior por todos.

Nenhum comentário: