Páginas

Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Formação inicial dos professores da Escola Municipal Jesus Bom Pastor, no município de Barro Preto, no dia 17 de dezembro de 2010, com Livia (UFBA) Gizelia e Saionara (NTE/Itabuna)


A escola tem em funcionamento quatro salas de aula do ensino fundamental I. Estão aguardando posicionamento da administração municipal, quanto a mudança de espaço físico da escola. Ainda não foi definido para onde a escola vai mudar. Entretanto, a direção da escola providenciou a instalação de grades, alarme e armários com chaves para manter os laptops em segurança. A rede UCA já foi instalada, com exceção do servidor, por isso ainda não funciona. Na primeira visita questionei a diretora, ela me disse que não sabe o porquê que não foi instalado, mas tem o telefone para contato com o técnico, que está aguardando a definição do local para onde a escola vai mudar para que ela faça o contato e, já solicite também a instalação do equipamento na nova sede.

Nessa primeira formação presencial, estiveram presentes todos os professores da escola, (são cinco), a secretária escolar, diretora, vice-diretor e a coordenadora pedagógica.

A escola disponibilizou um computador em rede e data show, assim como um lanche para os professores. Tudo funcionou conforme planejamos, inclusive a internet. Levamos um “plano B” para caso a internet não estivesse funcionando, mas não precisamos utilizá-lo, tudo transcorreu bem.

Iniciamos a formação apresentando a equipe UCA Bahia, assim como o trabalho que será desenvolvido. Em seguida passamos dois vídeos: o primeiro, o lançamento do UCA em Piraí/RJ, com o presidente Lula; o segundo, o relato da experiência de Palmas/TO, com a fala de professores, alunos, gestor de escolar, coordenador do UCA no Estado. A partir daí abrimos para que os professores se apresentassem e falassem um pouco do seu trabalho na escola, da sua relação com as tecnologias, assim como as expectativas quanto ao projeto.

A maioria dos professores tem computador em casa, com internet, mas não tem o hábito de utilizar. Quem usa como mais freqüências são os filhos. Não utilizam software livre, acham difícil e tem receios de não dar conta do trabalho com o UCA também por conta disso. Contudo, todos se mostraram bastante dispostos a aprender, pois acreditam que o uso do laptop poderá contribuir significativamente para melhorar o desempenho dos alunos, a construção dos saberes e de conhecimentos, assim como também diminuir a evasão e a frequência rotativa dos alunos.

Apresentamos os pilares de sustentação do UCA, assim como também o formato da formação. Em seguida, foi apresentada também a plataforma e-proinfo, em todos os seus detalhes e o que ali será desenvolvido.

Apresentamos o moodle, todo o material lá disponível, assim como a forma que iremos utilizá-lo. Aproveitamos também para já cadastrar todos os professores nele.

Mostramos o blog do UCA/BA, e um pouco de tudo o que eles podem encontrar lá e, como ele foi pensando: divulgar nossas ações e por onde “andamos”. A importância de eles acessarem o blog e, a partir dele, também conhecer um pouco das experiências dos outros Estados.

Aproveitamos também para agendarmos nossa participação na semana pedagógica deles. Informaram-nos que a do município está agendada para 08 a 11 de fevereiro de 2011. Que na escola eles estarão reunidos para planejamento nos dias 10 e 11 de fevereiro. Deixamos claro que nesse dia estaremos também com eles, para iniciamos a próxima etapa da formação.

A escola a partir de hoje, disponibilizou para cada professor um laptop, para que ele inclusive leve para casa. Dissemos que esse será o “exercício de casa” nesse período de férias: futucar os bichinhos e, aos poucos, irem se apropriando do que tem nele.

A primeira impressão do grupo: uma equipe animada, consciente dos desafios, mas dispostos a encará-los, a dar o melhor de si.

Nenhum comentário: